Oi amigos!!!
Resolvi incomodá-los com meus pensamentos. Para quem conhece o livro: Nicolau tinha uma idéia (acho que é esse o título, tanto faz)... E para quem não conhece... Quero ampliar as minhas idéias com quem se interessar pelo assunto...QUEM DISCORDAR!!!!! Só não vale xingar!! :)
Eu fui dormir e minha cabeça começou a fervilhar. Isso acontece várias vezes, mas eu durmo, penso um pouco ou nada sobre o assunto no dia seguinte e a vida segue... O fato é que agora estou de férias... Não tive autopiedade, levantei e resolvi deixar de ser tão egoísta (ou tive uma crise de egoísmo, fazendo com que alguns fiquem curiosos leiam o que eu escrevi).
Eu sou uma educadora e GOSTO de ser... Deitei pensando que este país é uma porcaria e que não investe em Educação, lembrei que ainda ontem recebi um email falando do salário dos profes, etc,etc,etc. Eu sinceramente, não sei quanto o Brasil investe em Educação, sou bem ignorante quando se tratam de números e estatísticas...
Mas o fato é que ATÉ que eu vejo investimentos na ÁREA de EDUCAÇÃO, mas HOJE vou me dar o direito de dizer que o Brasil investe errado, na minha visão de educadora, investe sim.
Vamos pensar juntos. Quantos projetos, quantas avaliações, quantos planos, quantos professores, quantas escolas, quantas universidades, quantos cursinhos e sei lá mais o que... todos trabalhando, tratando, estudando, se embebedando de EDUCAÇÃO, ou pelo menos existindo em nome da EDUCAÇÃO. É pouco, muitos diriam... Acho que deve ser bem menos do que merecemos... Mas o pouco poderia ser melhor. E CHEGA!!!! CHEGA, que a culpa não é unilateral! Não é culpa dos professores, na sala de aula, alfabetizando... Não é!!! Ah não é!!!
Alguns devem estar pensando: A Dani enlouqueceu!!!! Quer tirar a culpa de si!!!
Não QUERO!!!! Quero que pensemos na REAL bobagem que temos aceitado, dia a dia neste país!!! O que nós, professoras e senso comum', é MUITO facilmente SIM culpar ou ASSUMIR a culpa!!!
Já ouviram falar em PNDE, PDE, Provinha BRASIL, Prova Brasil, IDEB, SISU, PROUNI, ENEM, ENADE, ENCCEJA, REUNI, PNE, PAR, PIBID, Prolind, Uniafro, PROEJA... pois é, são apenas algumas das siglas de alguns programas, projetos ou sistemas de avaliação financiados pelo MEC.
Eu não sei falar a fundo sobre cada um deles, mas TODOS os que conheço tem um ou, pelo menos dois, "problemas" em comum - AVALIAÇÃO e PLANEJAMENTO. Eu aprendi na faculdade e no dia a dia, que não se avalia simplesmente para constatar e que não se faz um planejamento sem conhecer a turma com a qual iremos trabalhar. Eu aprendi na faculdade e constatei na vida que cada aluno dentro daquela turma será um, que antes de propor eu preciso saber o que já foi proporcionado, do que foi proporcionado eu preciso saber o que foi realmente aproveitado (isso pra ser bem simplória). E eu faço isso, juro que faço, não sou perfeita e nem caxias, mas dou o meu melhor e corro atrás. E, pasmem!!! Vejo a maior parte das minhas colegas fazendo também... Se não fizermos, fica IMPOSSÍVEL trabalhar em uma sala com 30 seres humanos diferentes. Damos o nosso melhor, corremos atrás e somos sempre as culpadas.
Pera lá!!!! Chega disso!!! Não é só o nosso salário que precisa de dignidade, nós precisamos!!!
Chega de nos dizerem uma coisa e fazerem outra!!!
Vou contar pra vocês onde os GRANDES SENHORES DAS IDÉIAS e das VERBAS estão errando. Eu sim, uma professora de Ensino Fundamental, autoconfiante e crítica!!!
Estão propondo PLANOS e ESTRATÉGIAS sem conhecer a quem. Na faculdade aprendemos que não devemos usar as cartilhas, porque são elitizadas, trazem um conhecimento distante dos alunos, etc (aderi, porque eu concordo), mas o MEC continua pedindo que façamos a escolha da cartilha (que será usada por 3 anos - 3 anos nos dias de hoje...); na faculdade chegamos a conclusão (óbvia, eu me arriscaria) de que o planejamento deve ser feito a partir de uma avaliação da turma, mas o MEC propõe que respeitemos UM único planejamento, feito para um país tão múltiplo e de extensões territoriais tão vastas quanto é o nosso; os alunos são avaliados por uma uma única prova, comum a todos e, pior do que isso, a prova serve para classificá-los e não para qualificar o ensino que estão recebendo... ninguém NUNCA ouviu os professores, os alunos ou suas famílias (e aquele papo todo de comunidade escolar). Só o que ouvimos a respeito de nossas propostas é: O MEC, mas o MEC. Ora!!!! O MEC ainda não sabe Planejar e nem Avaliar!!!! Alguém do MEC algum dia se interessou a respeito daquilo que os alunos SABEM? Alguém perguntou o que os professores acham? Não!!! O negócio é garantir vaga para TODOS (e as condições? - Ah!!! É a Lei)...
Olha!!!! Eu teria muito mais a dizer, mas o sono tá batendo e eu não tinha mesmo a intenção de fazer um texto completo (o que será um texto completo?)...
Inquietações de Daniela...
Beijokas e desculpem se eu sou assim, inquieta e bocuda!!!
Obrigada!!!!
Se tá lendo está parte, provavelmente leu!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário