terça-feira, 28 de junho de 2011

Sobre Perfeição... O que é PERFEIÇÃO?


Olá pessoal!!!

Hoje eu estava pensando sobre o tempo que eu levei para aceitar essa pergunta. Pra mim sempre foi lógico que ser perfeita é fazer tudo certo sempre, tudo, tudo, tudinho!!!!
Meu querido Enio me olhava e dizia "Daniela!!! Quando é que tu vais entender que as coisas não funcionam assim, quando é que tu vais parar com essa coisa de achar que se não estás conseguindo ser 10, estás sendo zero?" O Enio repetiu isso anos a fio nos meus ouvidos, sem que eu pudesse entender o que ele estava dizendo. Eu sempre fui uma pessoa bastante elogiada, principalmente pelas mães das minhas amigas, e quando isso acontecia, eu me sentia uma impostora. Como é que eu posso ser essas coisas boas, se não me sinto assim? Carregava dois pesos: buscar ser como diziam que eu era e estar enganando um monte de gente.  
Diziam que eu era estudiosa, eu era, eu sou, mas não estudo o máximo que eu poderia; sou excelente professora e supervisora, porém,"piso no tomate", como qualquer um, poderia fazer mais pelos meus alunos, não faço tudo o que poderia, e tiro muita licença saúde em função dos meus altos e baixos; sou uma filha exemplar, mas tenho dificuldade de entender e perdoar os erros e defeitos dos meus pais; tenho muitas amigas (sei, sem modéstia, que sou muito amada), mas não consigo dar o mínimo de atenção para nenhuma delas... enfim, passei 99% da minha vida achando que estava enganando os outros.
Um dia caiu a minha ficha e eu entendi o que o meu amado terapeuta queria dizer: Ser perfeito não é fazer tudo certo sempre. Ser perfeito é fazer o máximo que se consegue na vida, em tudo. Faz parte da perfeição admitir que somos seres incompletos e imperfeitos, que temos defeitos, dúvidas, fraquezas, doenças, e até mesmo, vontades.
Hoje eu continuo tentando dar o meu máximo, o que mudou é que agora eu me respeito mais, dou voz ao meu corpo, à minha vontade e até às minhas fraquezas, que não são poucas...

Depois que eu compreendi o que o Enio queria dizer, pude acreditar mais em mim e sofrer menos, embora, algumas vezes, ainda prefira quebrar uma perna do que ter depressão. Pelo menos ninguém encheria o meu saco questionando o que eu tenho... Mas isso é para outro tópico!!!




Da Perfeição da Vida
Por que prender a vida em conceitos e normas?
O Belo e o Feio... O Bom e o Mau... Dor e Prazer...
Tudo, afinal, são formas
E não degraus do Ser!
Mário Quintana

2 comentários: